Tuesday, June 16, 2015

QUERO ARRUMAR MINHA VIDA - PARTE 2

 Oi, gente!

Agora meu cabelo tá azul! :o)

Bom, agora que vc já se identificou nas situações descritas no post anterior e já ficou brava(o) comigo porque eu falei que tava tudo errado é hora de começar a ver uma luzinha no fim do Túnel.




Na verdade, o nosso tunel é bem assim:




E sabe por quê?  Porque para alcançarmos a luz que tanto queremos precisamos de???



SENTIDO

Quando o que queremos alcançar faz sentido para gente, quando o que queremos fazer apresentam mais benefícios do que malefícios sob nossa análise, nós buscamos informação.
Informação de fonte confiável, informação que vamos estudar, que vamos internalizar, analisar, absorver, filtrar.

 "_ Pôxa Rafa, mas isso vai dar um trabalhão!"

Entendi, vc quer as coisas e não quer batalhar por elas. Vc quer um terninho que te caiba super bem, mas não quer tirar medidas, fazer a prova, escolher o tecido , a cor..

Bom, se vc não quer ter trabalho, qualquer coisa serve e vc nem precisa continuar lendo. Pode continuar na vida de sempre, fazendo as coisas de sempre, reclamando das coisas de sempre e NÃO tendo os resultados de sempre.

Acabou o mimimi?



Então vamos continuar.


Você precisa de um plano!
Você precisa definir metas alcançaveis.
Você precisa buscar ajuda de quem puder assim que puder ( nutricionistas esportivos, orientação na academia, talvez um personal , médicos ).




E , acima de tudo, você precisa estar determinado(a)  a fazer o que se propôs.















PASSO 1: Estruturar sua alimentação.




Gente, se vcs ficarem 1 hora se exercitando por dia, ou não se exercitando, o resto dele, do dia, SEM EXCEÇÃO você passa comendo.
Aquele papinho de que vc treina para poder comer é "u ó". RIDICULO! Volte 3 casas e volte quando tiver amadurecido ou mais comprometido com seu propósito de ficar saudável. Essa desculpa é usada quando a pessoa não entendeu que o real propósito dela é comer.

Outra coisa: PARA DE CONTAR CALORIAS!

Você acha que 500 calorias de uma refeição típica brasileira ( arroz, feijão, salada e bife ) se comparam em valor nutricional a 500 calorias de um sanduíche de cadeia de fast food?
Claro que não né?
Então, esquece esta bosta de que vc , para emagrecer, tem que ingerir menos calorias do que consome. Vai virar a falsa magra do post anterior.

Você precisa entender o que está comendo. Entender o porquê, para quê, os horários, as quantidades. Para de terceirizar o problema para o nutricionista que vc consultou. Ele vai montar um programa para você seguir e tem, obviamente, como obrigação escalarecer suas dúvidas. Mas só! A respnsabilidade do sucesso do programa proposto é EXCLUSIVAMENTE SUA.
Não adianta fazer 1 semana do programa do nutricionista certinho e o resto meia boca, pular refeição, fazer livre interpretações do tipo "2 colheres de feijão virarem 2 colheres de feijoada" que NÃO VAI FUNCIONAR e aí vc vai ficar culpando o profissional.
Você pode até se deparar com gente ruim ou gente não tão eficiente assim, como em qualquer profissão, mas vc só vai saber se estiver no controle da situação. Se vc não se importa com isso, ou seja, se vc que é o dono da questão não está priorizando, você acha que seu nutricionista ou qualquer outra pessoa vai priorizar?
Ele é pago para montar um plano alimentar para vc e isso ele já fez! SE LIGA, GENTE!!

"_ Ah Rafa, eu não tenho dinheiro para nutricionista! " ou "Meu nutricionista nem sabe o que é suplemento"

De novo: É realmente importante para vc? Vc já economizou para comprar sapato? Iphone? Vestido? Ingresso? Etc..
Tenho certeza de que sim!
Então vc pode fazer um plano para economizar para marcar nem que seja uma consulta com nutricionista para te dar o caminho das pedras.

E enquanto isso? Enquanto você não tem dinheiro para nutricionista?
Bom, enquanto isso, você está no século XXI e eu tenho certeza de que vc tem acesso à informação de que sobremesa todo dia, refrigerante a cada refeição e frases como "no fim de semana eu não faço dieta" não vão te levar a lugar nenhum.

Enfim, para se chegar a um novo lugar, temos que fazer outro caminho, se não a gente sempre chega no mesmo, certo? Então, temos sim que fazer o esforço da mudança para que alcancemos nossos resultados.

PASSO 2: ATIVIDADE FÍSICA



Gente, é preciso fazer atividade física. Qualquer uma! Mas é preciso que estímulo físico dado a seu corpo seja regular. O que é regular? Umas 4 vezes na semana, sério.  Tipo, 2a, 4a, 6a e sábado, por exemplo.
Não é nem preciso ir a academia para que vc possa se exercitar.
Se movimentar regularmente deveria ser tão essencial  quanto tomar banho, escovar dentes, e qualquer outra coisa básica do gênero.

É claro que, por exemplo, ir a uma academia, para alguns pode ser estimulante por ver gente lá fazendo a mesma coisa. Para outros pode ser deprimente por se sentir intimidado por quem já está lá "em forma" . Mas pô, essas pessoas não nasceram assim. Todas passaram pelo processo de condicionamento.
E é claro que não é fácil! Nós falamos isso no post anterior, nosso corpo quer poupar energia, né? Mas nós temos que cuidar dele, mostrar a ele que está tudo bem, que NÓS estamos no controle. E é assim que deve ser.

3o PASSO: ORGANIZAR

Você precisa ter uma agenda com suas atividades e seus horários de forma diária para que você cumpra com suas metas todos os dias. Tipo:

Horario de Acordar e o que será o desjejum
Horario de TRabalho
Horarios de Almoço, Lanche, Janta, Ceia
Horario de Levar e buscar filhos da escola
Horario do Curso
Horario de Treino
Horario de Cozinhar

E com base nisso fazer o planejamento do que comprar no mercado para a semana, quantidades a cozinhar, alguma habilidade a ser desenvolvida, etc, etc..


No próximo post eu vou mostrar um exemplo prático de como fazer isso.
Pensei em fazer de forma interativa.

Como assim? Bom, caso alguém queira servir de cobaia e concorde em abrir sua rotina e dieta com todos para fins ilustrativos, eu mostro como fazer, afinal, este será meu novo trabalho!
Amém!

Acham boa a idéia?

Se não faço comigo mesmo.

Beijocas e até o próximo
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

8 comments:

  1. Oi Rafa. Vou te contar a minha (falta de) rotina. Quando trabalhava fora era regrada, mas em casa piorou, fico muito cansada. Até o horário de almoço consigo treinar e comer direito, depois desbarranca. Chego dos treinos, principalmente dos de corrida, cansada, e à tarde, que eu deveria estudar, me enrolo com os afazeres domésticos, cuidar de 12 bichinhos, gatos e cachorros, supermercado, etc. Então, as refeições da tarde são menosprezados e as da noite estou muito cansada pra fazer, fora que não consigo mais ler nada depois das 19h. 22h já estou dormindo, pois acordamos cedo.

    Eu meu dei pra Maceió, e depois disso, o final de semana vou para a praia. Como não me alimento dos petiscos gordurosos, acabo comendo algumas bananas o dia todo.

    O mais difícil para mim é organizar as tarefas de casa e preparar as refeições da noite e da tarde, acabo comendo o que for mais rápido.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Adriana!!
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Bom, vc tem muitas coisas a que se levar em conta aí, seria um trabalho de coaching mais demorado mesmo.
      Mas para fins de práticos de demonstração, eu preciso saber: Vc tem uma dieta montada para vc?

      Manda um email para cariocanagaroa@cariocanagaroa.com com ela e para conversarmos um pouco mais.

      Pode ser?

      Muito obrigada!!

      Beijocas

      Delete
  2. Oi Rafa! Tudo bem? Acompanho seu blog há muuuuuuuito tempo e sempre achei o máximo sua organização! Adoraria conseguir me organizar assim...
    Eu sempre deixo tudo: "Há... Amanhã eu faço isso... Ou amanhã eu faço aquilo". E nessa "brincadeira" a semana inteira passa.
    Tento organizar as refeições e nunca consigo dar certo... Acabo furando no meio da semana e com os imprevistos, tudo vai por água abaixo!
    Não tenho uma dieta montada... Já passei em milhares de nutris, fiz milhares de coisas e sempre abandono. Agora, decidi que só vou atrás de um nutri quando estiver conseguindo organizar tudo. Senão, é mais dinheiro jogado fora!!!!

    Bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lu!!!
      Primeiro d etudo, muito obrigada pelo carinho, pelo suporte por tanto tempo.
      Muito interessante o que você escreveu. O que vc relatou aqui na verdade é o que acontece com MUUUUUUUUUUITAS pessoas. Foi por isso que fui estudar nos ultimos tempos uma forma de poder trabalhar esses "causos" de forma profissional, porqu eeu quero realmente ajudar cada um que puder de forma efetiva.

      A questão na maioria das vezes é nossa, é interna e a gente fica terceirizando para Nutri, para personal, para a assistente cozinhar e por aí vai.

      O mais legal é que vc, por exemplo já tomou uma decisão.
      Agora é só colocar em prática.

      Acredite, já está bem mais adiantada do que as pessoas que aind anão conseguiram tomar esta decisão.

      Mais pra frente eu vou postar explicando isso, tá?

      Super beijo!!

      Delete
  3. Oi Rafa! Tudo bem? Acompanho seu blog há muuuuuuuito tempo e sempre achei o máximo sua organização! Adoraria conseguir me organizar assim...
    Eu sempre deixo tudo: "Há... Amanhã eu faço isso... Ou amanhã eu faço aquilo". E nessa "brincadeira" a semana inteira passa.
    Tento organizar as refeições e nunca consigo dar certo... Acabo furando no meio da semana e com os imprevistos, tudo vai por água abaixo!
    Não tenho uma dieta montada... Já passei em milhares de nutris, fiz milhares de coisas e sempre abandono. Agora, decidi que só vou atrás de um nutri quando estiver conseguindo organizar tudo. Senão, é mais dinheiro jogado fora!!!!

    Bjos

    ReplyDelete
  4. Rafa, eu sempre acho seus posts muito bons, mas tenho um adendo: Percebo que quando queremos motivar as pessoas (eu me incluo nessa), temos a tendência de tentar dizer a elas "Vai, amiga, se mexe! Força, foco... tenha garra e determinação." - como se somente isso bastasse. Os chaqualhões são ótimos, mas, como pessoas que motivam, precisamos também ter em mente que nem tudo é falta de vontade da pessoa. Por vezes esse "desânimo" ou, essa vontade forte de querer emagrecer, mas não conseguir se mexer para isso, é um forte sinal de que ela deve procurar uma ajuda psicológica. Qualquer dia, se quiser, te conto a minha história... mas em resumo, passei anos com depressão e não sabia. Engordei, fui perdendo a vontade de fazer coisas que me davam prazer e com o tempo, o mínimo á era extremamente custoso. E daí, tentar emagrecer era extremamente frustrante. Eu me sentia um cocô, literalmente. E cada vez que alguém dizia que eu não estava sendo forte o suficiente, eu me depreciava, porque eu NUNCA havia suposto de que a culpa da minha "preguiça", inércia ou falta de vontade, estava ligada a uma patologia. Só comecei a ter resultado após iniciar terapia... então, fica aqui minha dica: quando for escrever seus posts daqui para frente, considere sugerir às leitoras com muita dificuldade, à procurar um psicólogo / psiquiatra / terapeuta... porque quanto mais cedo a depressão for identificada, mais rápido ela conseguirá agir.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Xuxu, muito, muito obrigada pelo seu comentário.
      Com certeza levarei isso em consideração, mas eu posso te afirmar com conhecimento de causa que má alimentação causa depressão, desânimo, fadiga. Insuficiência de vitamina D, etc, etc..

      Eu entendo perfeitamente o que vc quer dizer com o cuidado com a forma de motivar, mas o que eu prego e no que acredito é que somos integralmente rsponsáveis pelas nossas vidas.
      Não existe culpa de ninguém, só a RESPONSABILIDADE.

      Tenho absoluta certeza de que tomar a decisão de buscar ajuda profissional psicológica faz parte de assumir as responsabilidades do controle de si, entende?

      TErapia já ajudou muito minha mamily, por exemplo.
      MAs também conheço várias, VÁRIAS pessoas que querem que o terapeuta resolva. Igualzinho como querem que o nutricionista resolva, que o personal resolva, que o professor particular de alguma matéria resolva.

      Nada vai para a frente se a pessoa não assume a responsabilidade de querer mudar.
      Entende o que quero dizer?

      Mas vou procurar sim aprimorar minha forma de escrita.

      Beijocas!!!!

      Obrigada

      Delete
  5. "Não existe culpa de ninguém, só a RESPONSABILIDADE."

    Concordo plenamente. Mas até chegar à essa conclusão e hoje, conseguir concordar contigo, passei por todo um processo. E essa vivência que nos conduz à longos aprendizados, muitas vezes vêm dos "cliques" que damos por ai, na internet... rs
    Jogar as próprias responsabilidades nos outros é bem mais simples do que assumi-las. Somos treinados a fazer isso desde pequenos (repara). E sim, muitos querem que o profissional faça por elas, o que elas mesmas deveriam fazer; mas alinhar a informação com a importância do acompanhamento, é essencial, sempre! :-)

    De qualquer maneira, eu gosto muito dos seus posts, só sinto falta de ver você indicar que as pessoas procurem estar em dia com a saúde mental delas, também, porque de nada adianta a pessoa ter um treinador top e uma nutri fera, se ela não consegue sente motivação ou se sabota o tempo todo... Bj

    ReplyDelete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE