Sunday, September 15, 2013

CINTO DE POWERLIFTING - PARTE I

Olá pessoas do meu coração!
Tudo bem?
Conforme prometido, estou fazendo um post sobre o Cinto de Powerlifting.
IMPORTANTE: Eu não sou formada em educação Física e tudo o que está aqui é baseado nas minhas leituras, pesquisas e experiência, ok?
Vou começar respondendo à pergunta das pessoas no Instagram: o meu cinto é da H-Power.



Existem vários fabricantes, nacionais e internacionais como: Titan, Metal, Inzer e Murphy. Eu não tenho equipamento de nenhum destes outros fabricantes e não posso falar deles, porém, são marcas reconhecidas, respeitadas e usadas em todo o mundo.

Muita gente tem dúvidas ainda sobre o uso do cinto para a pratica de musculação, achando que seu uso é somente para atletas, o que, na minha opinião, não é verdade. Falando do uso do cinto de forma genérica, ele pode e deve ser usado ao se executar movimentos em que será usada uma sobrecarga e que envolvem tensão abdominal e lombar grandes, tais como os envolvidos no Powerlifting: agachamento livre e  levantamento terra.


LEVANTAMENTO TERRA
 VIDEO COM AGACHAMENTO NA "ZIAD'S GYM", vulgo, casa do meu Coach Ziad Morad



Mas vcs já deve ter visto na academia ou em vídeos, bodybuilders usando o cinto até para fazer rosca direta.

Tá, e aí? Uso ou não uso? Qual?

Bom, é sempre MUITO importante que vcs tenham algum acompanhamento ou aconselhamento profissional quanto a isso, mas a minha opinião de uma pessoa que usa porque precisa, mas que NÃO É FORMADA em Educação Física é: usem a princípio para agachar e fazer terra no momento da sobrecarga, ou seja, quando vc vai fazer força no nível alto a alto pra caramba!!
E por quê estou falando isso?

 Um pouco de "tecniquês", mas eu juro que é bem pouco, 2 parágrafos bem ticos:

"A utilização do cinto abdominal tem a função de auxiliar os músculos abdominais na manutenção da postura adequada, reduzindo a tensão na coluna lombar e cintura pélvica. Sendo assim, quando observada através da vista lateral, a coluna vertebral apresenta quatro curvaturas denominadas cifoses e lordoses, conforme a figura abaixo (TEIXEIRA e GUEDES, 2010).

Eu adaptei a figura, tipo, eu adicionei a foto da direita do site da H-Power para ajudar a entender, tá?

 A função destas curvaturas consiste em auxiliar na dissipação das forças que atuam sobre a coluna vertebral, sendo imprescindível a manutenção destas curvaturas para a adequada execução dos exercícios. Desta forma, a utilização do cinto abdominal tem o intuito de auxiliar os músculos abdominais na manutenção das curvaturas da coluna vertebral, dissipando as forças que atuam sobre este segmento. Um fato interessante é que alguns estudos demonstraram redução na ativação dos músculos abdominais com a utilização do cinto (GONÇALVES e CERQUEIRA, 2000). Este fator sugere cautela na utilização deste acessório, uma vez que o praticante poderá relaxar os músculos abdominais durante a execução de outros exercícios (GUEDES, 2007). Sendo assim, é interessante utilizar o cinto apenas durante a execução dos exercícios em que as cargas sejam realmente elevadas. Nos outros exercícios é interessante que se estimule a contração dos músculos abdominais, uma vez que esta última tem o seu tônus reduzido em função do uso do cinto (TEIXEIRA, 2010)."

Entederam? 
Vcs não podem /não devem usar o cinto para compensar fraqueza abdominal, ou seja, porque vcs tiveram preguiça de treinar os músculos abdominais ( infra, supra, oblíquos, enfim, todo o core ) e a lombar e substituir pelo cinto. "PELAMORDEDEUS!"
E também não vão ficar mitidões e achar que não precisam para nada porque estão fazendo 10.000 abdominais por dia. Por favor!!
Por isso a orientação de um profissional é MUITO importante: primeiro para auxiliá-los na correta execução dos exercícios e segundo para ajudá-lo a ir se conhecendo, conhecendo as cargas e o momento do uso do cinto.

OBS: "Um fator interessante a ser abordado é que a pressão arterial eleva-se com a utilização do cinto apertado (HUNTER e COLABORADORES, 1989). Sendo assim, é importante afrouxar o cinto nos intervalos entre as séries para que se minimizem os aumentos na pressão arterial. É importante frisar que o cinto não deve ser utilizado por indivíduos com problemas cardiovasculares devido à elevação na pressão arterial (FLECK e SIMÃO, 2008).   "

Então gente, se o cinto vai ser usado quando vcs vão fazer FORÇA PRA CARAMBA, me fala como é que aquela paradinha com velcro vai te ajudar com alguma coisa? Hein, hein!?
Não vai né? É enfeite! A pressão que a gente faz no cinto é bem grande. Tanto que o cinto tem validade, sabiam?
Já vi gente estourar ( SIM , estourar )  o cinto ( de verdade, não o de velcro ) porque ele já tinha sido muito, muito usado.

Enfim, não queria que este post ficasse muito grande ou muito técnico e espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas ou até mesmo esclarecer alguns pontos.
Por favor, fiquem à vontade para deixar seus comentários e até mesmo sugestão de posts.
Eu conversei com o Michael Hans ( que responde pela H-Power ) e ele me disse que pode ajudar a falarmos sobre como a confecção do cinto é importante se vcs tiverem interesse.


É isso , people!!
Please, quem gostou bate palma. Não,bate palma não,comenta aí, curta ou compartilhe para eu saber.
Ah, profissionais de educação física, não briguem comigo, fiz o melhor que pude, hein? Críticas construtivas também são bem vindas!

Academia Gerson Doria: Lugar Sagrado


Beijo!

Referências: 
http://www.hipertrofia.org
http://brunnoarnaut.blogspot.com.br
http://www.hpower.net.br/
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!
/* ADSENSE CODE