Olá amorecos e amorecas!
Tudo bem?
Hoje é feriado aqui em SAMPA, but... not for me! Hihihihi
Muitos trabalhos pela frente: Marmitas, Office, bloguinhos e emails, claro! :o)
Hoje é o dia combinado para falar da cirugia de implantes mamarios. E bom, eu sempre tento fundamentar as coisas que publico aqui cruzando com as minhas experiências pessoais para não parecer aqueles artigos cientificos demais que nos fazem querem dormir como nesta aula do Clássico "Curtindo a vida Adoidado".
Ninguém merece, né? Hihihihihi.
Então eu vou dividir este post em algumas partes para que fique mais fácil de entender, divertido e que as deixe o mais seguras possível em suas escolhas. As partes são:
- Histórico
- Tipos de Prótese
- Tipos de Incisão
- Localização da Prótese
- Recomendações Pré-Operatórias
- Recomendações Pós- Operatórias
Não durmam!! :o)
Histórico:
Lendo um artigo da BBC Brasil, descobri que o 1o Implante Mamário foi feito em 1962 em uma americana chamada Timmie Jean Lindsey, em Houston, Texas nos EUA. E hoje, 51 anos depois, é a 2a Cirurgia Plástica mais popular no mundo. As estatíticas de 2010 mostram que 1,5 MILHÕES de procedimentos no mundo!! OMG!! Foram 1,5 milhões de plastificadas a mais na face da Terra! Querem ver a tal gringa que fez o implante? Santo Google!!
Claro que até chegar ao ponto de se tornar tão popular e "segura" ( toda cirurgia tem riscos, é claro ), o processo passou por muito aperfeiçoamento e o tipo de próteses utilizadas também. Um dos problemas mais conhecidos ocorreram nos anos 90, os EUA chegaram a proibir a cirurgia por suspeitar que o material das próteses pudesse causar danos ao sistema imunológico das pacientes. O outro foi em 2010: "As próteses da francesa Poly Implant Prothese (PIP) foram proibidas em
dezenas de países, a empresa foi fechada e seu dono teve prisão
decretada pela Justiça da França, após a descoberta de que elas
continham silicone industrial que poderia causar câncer e que tinham
alto risco de ruptura."
Que malucos irresponsáveis!!
Tipos de Prótese
Quanto aos Materiais
Como qualquer pótese, seu conceito e uso neste caso permanecem os mesmos: são peças criadas de forma artificial para diversas finalidades
como substituir partes do corpo perdidas ou inexistentes. Podem ser usadas para propósitos estéticos ou para recuperação de lesões corporais.
Dos anos 60 até os anos 80, o material era silicone líquido, junto a outro sintético chamado Dacron. A unica diferença existente ao longo destas décadas foi o surgimento do formato em gota, porém , o mterial interno continuou o mesmo.
Como o material era líquido e havia o risco de rompimento, é que surgiu a recomendação da troca das próteses de 10 em 10 anos. Só por isso. hoje não é mais necessário. Mas uma revisão periódica não faz mal a ninguém, certo?
Prótese Líquida / Prótese em Gel / Prótese "Texturizada ". |
Outra mudança significativa foram que as próteses passaram a ser desenvolvidas também com uma camada com topo de revestimento texturizado, que funciona aderindo-a aos tecidos internos e evitando seu deslocamento."
Quanto aos perfis
Perfil Baixo: "esses tipos de proteses de silicone possuem uma base mais larga e são mais baixas, sendo portanto mais indicadas quando se deseja uma maior projeção do colo mamário e pouca projeção para frente. São pouco utilizadas na prática."Para terem uma idéia, meu médico nem me apresentou essa.
Pelo que entendi, ninguém usa.... |
Perfil Alto: "essas proteses de silicone possuem uma base menor e são mais altas, sendo portanto melhor indicadas quando se deseja maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento do colo mamário. As proteses de silicone de perfil alto são as mais requisitadas pela maioria das pacientes." Esse é o meu people!
Esse é o meu e é texturizado. |
Perfil Super Alto:"As próteses de perfil superalto só são recomendadas em casos muito específicos, como tórax estreito e seios MUITO PEQUENOS. O ideal é que o volume das mamas seja proporcional ao tamanho da paciente, tanto em altura quanto em largura. Portanto, pacientes baixas podem optar pelo perfil superalto, mas não devem exageram no volume da prótese. Ao contrário do perfil moderado, o superalto não foi feito para alargar a base do busto."
Assunto sério aqui... :o) |
Perfil Anatômico ou Natural: "essas proteses de silicone têm um perfil “em gota” e são indicadas para aquelas pacientes que têm mamas com formas e contornos estéticos e se deseja um aumento proporcional das mesmas. Possui projeção frontal menor que as proteses de silicone de perfil alto."
E uma foto da "galerinha"junta para vcs verem como é:
Abaixo mais uma fotinho de como, em geral, ficam os seios após cada tipo de implante.
Tipos de Incisão:
Há 3 tipos de incisão usadas, de forma geral, para a colocação dos implantes mamários. São elas:
Incisão Periaerolar: Neste tipo de Incisão, a cicatriz fica no entorno inferior da auréola.
Incisão Axilar ou Transaxilar: A Incisão da prótese fica na axila e sua colocação é muito mais difícil, precisa d eum edoscópio para visualiar as estruturas. O risco de sangramento ou colocação assimétrica da prótese também é maior. O risco de infecção também é maior porque, vamos combinar...a suvaqueira nunca foi a região que definiu uma mulher ocmo princesa, né? Ela é potencialmente contaminada. E outra, se precisar retirar, não vai ser pelo mesmo lugar que entrou, então a paciente fica com 2 incisões. Acho essa opção caída.
Incisão Inframamária: Neste caso, a cicatriz fica no sulco, abaixo das mamas.
Esse foi o meu caso |
Gente, a melhor posição para colocação da prótese vai ser uma discussão entre seu médico e vc! Cada caso é um caso, lembrem-se bem!
"_Ah, Rafa, vc está enrustindo informação! Eu vi no Dr. Hollywood, programa da minha apresentadora intelectual ( # sóquenão ) favorita Daniela Albuquerque, que dá para fazer pelo umbigo!"
"_Olá, Emílio!" Ah vá!! |
Localização da Prótese
Há dois possíveis locais para a colocação da sua prótese: sob o músuclo ou embaixo dele.
Por baixo da glândula:" a
prótese é colocada entre o tecido mamário e o músculo peitoral. Isso
facilita a cirurgia e causa menos dor para a paciente depois da
operação. Mas o implante pode ficar aparente se a paciente for muito
magra, pois, por ser uma região mais superficial, não há pele suficiente
para cobrir as bordas da prótese." Este foi o meu caso, porque eu precisava de uma recuperação o mais rápido possível
Por baixo do músculo: "trata-se de uma técnica mais sofisticada, pois o cirurgião plástico vai precisar chegar até o músculo para alojar a prótese. Como fica instalado de forma mais profunda, o resultado é mais natural, principalmente para mulheres magrinhas. Essa localização também diminui o perigo da contratura capsular, um dos riscos dessa cirurgia e facilita a realização de mamografias. Em compensação, nos primeiros dias depois da cirurgia, a dor é intensa. Outra desvantagem: há maior risco de um deslocamento caso o músculo da mulher seja muito forte."
Como os meus treinos incluem,
obviamente, exercícios para o peito, o risco de compressão da minha
prótese seria muito maior, além, obviamente do risco de deslocamento e
tempo de recuperação longo e impraticável para mim.
Recomendações Pré-Operatórias
( Todos os relatos aqui se basearão na MINHA experiência )
1a Consulta:
Na consulta com o seu cirurgião, ele vai conversar com vc e explicar mais ou menos tudo que eu expliquei até agora no blog. Depois disso, ele te pede para que vc troque de blusa e vista uma camiseta branca de malha elastica, meio aderente ao corpo. Após este passo, ele te apresenta "fôrmas", do tipo daquelas usadas para fazer ovos de páscoa, só que no formato de seios que vc "encaixa"nos seus para ver como vc ficaria com uma blusinha daquelas com os seus do novo tamanho.
Na consulta com o seu cirurgião, ele vai conversar com vc e explicar mais ou menos tudo que eu expliquei até agora no blog. Depois disso, ele te pede para que vc troque de blusa e vista uma camiseta branca de malha elastica, meio aderente ao corpo. Após este passo, ele te apresenta "fôrmas", do tipo daquelas usadas para fazer ovos de páscoa, só que no formato de seios que vc "encaixa"nos seus para ver como vc ficaria com uma blusinha daquelas com os seus do novo tamanho.
As que meu médico usava eram transparentes, mas não achei foto na internet para compartilhar com vcs iguais as das fôrmas que ele usa, sorry! :o( |
É neste momento que vc e seu cirurgião decidem que tamanho deve ser o mais apropriado para vc. Mas isso pode mudar até no momento da cirurgia. Ele vai ver isso na hora da operação e por isso a confiança no profissional é muito importante.
Por exemplo, vcs sabiam que no meu caso, eu iria colocar 280ml de acordo com essa primeira consulta?
Depois
disso, as recomendações são as de sempre: não beber, não fumar, não cobiçar a mulher do próximo ( ops, essa não ...hihihihi ) ,pelo menos nas duas semanas
que antecedem a operação.
E ele te pede exames. No meu caso foram exames de sangue e um eletrocardiograma, mas os mais comuns são:
• Hemograma
• Teste de coagulação
• Função renal
• HIV
• Eletrocardiograma
• Ultrassom de mamas (mulheres com menos de 35 anos)
• Mamografia (mulheres acima de 35 anos)
Como eu já tava toda decidida, saí da consulta com a guia de internação, nome do hospital e data da cirurgia. Mas é claro que vc pode voltar uma 2a vez para conversar com seu médico, ou marcar consultas com outros médicos até se senti segura.
Recomendação MUITO IMPORTANTE: ENCHER O PEITO DE CREME HIDRANTE, ÓLEO DE AMENDOAS, O QUE FOR PRECISO PARA MANTER HIDRATADO 24H POR DIA. Faça isso desde 2 semanas antes da operação e continue depois de operar.
Recomendações Pós-Operatorias:
Na hora de colocar silicone, a gente
se entusiasma tanto que pode esquecer de alguns contratempos depois da
operação. Para garantir o resultado, você vai precisar de calma para
retornar à rotina. Mas o tempo de recuperação depende tanto da técnica
do médico como do seu organismo.
A minha tá sendo fantástica, e tô muito feliz, mas fui pesquisar como é em média para todas as mulheres. Meus comentários seguem em vermelho
"
• Repouse em casa nos primeiros dois ou três dias.
• Não troque, mexa ou molhe o curativo nos primeiros 2 dias. Isso significa banho de gato nos primeiros dias.
• Remove-se o dreno dois ou três dias depois da cirurgia. ( Eu não tive dreno )
• Você pode voltar ao trabalho depois de sete dias. ( Voltei no mesmo dia, porém com home-office)
• Evite lavar o cabelo sozinha na primeira semana. ( Eu lavei sozinha )
• Retira-se os pontos de sete a 14 dias após a cirurgia. ( Não tenho pontos, quer dizer, eles são absorvíveis pelo corpo, não preciso remover nada )
• Você deve dormir de barriga para cima de sete a 14 dias após a cirurgia. ( Tranquilo, durmo direto na Posição do Faraó-no-Sarcófago )
• Evite levantar os braços acima da linha dos ombros durante duas semanas. ( #FAIL, faço isso direto :o(
• Não dirija por 20 dias para não haver deslocamento da prótese caso aconteça algum acidente. ( Tranquilo, ODEIO dirigir em SP, só ando de onibus, a pé ou taxi )
• Você pode voltar a fazer bicicleta ou caminhar na esteira após três semanas, contanto que mexa o mínimo possível os braços e o tórax. ( Oh, yeah! )
• Natação, ioga, tênis ou musculação para membros superiores só ficam liberados depois de dois meses. ( verdade, foi o que o médico falou, mas volto a treinar pernas junto com a esteira/bike )
• Tomar sol só após três meses da cirurgia com esparadrapo branco em cima das cicatrizes e muito filtro solar. A exposição sem proteção só é permitida depois de um ano. Isso evita cicatrizes grossas e escuras. ( Para que alguém vai se expor ao sol sem proteção? Ainda mais no peito! Alguém pretend eir a Ibiza fazer topless? Graças aos Deuses, não tenho nenhum roxo )
• O resultado final aparece entre três e seis meses. Antes disso, não considere definitivos o tamanho e a consistência dos seios, pois eles podem estar inchados."
• Repouse em casa nos primeiros dois ou três dias.
• Não troque, mexa ou molhe o curativo nos primeiros 2 dias. Isso significa banho de gato nos primeiros dias.
• Remove-se o dreno dois ou três dias depois da cirurgia. ( Eu não tive dreno )
• Você pode voltar ao trabalho depois de sete dias. ( Voltei no mesmo dia, porém com home-office)
• Evite lavar o cabelo sozinha na primeira semana. ( Eu lavei sozinha )
• Retira-se os pontos de sete a 14 dias após a cirurgia. ( Não tenho pontos, quer dizer, eles são absorvíveis pelo corpo, não preciso remover nada )
• Você deve dormir de barriga para cima de sete a 14 dias após a cirurgia. ( Tranquilo, durmo direto na Posição do Faraó-no-Sarcófago )
• Evite levantar os braços acima da linha dos ombros durante duas semanas. ( #FAIL, faço isso direto :o(
• Não dirija por 20 dias para não haver deslocamento da prótese caso aconteça algum acidente. ( Tranquilo, ODEIO dirigir em SP, só ando de onibus, a pé ou taxi )
• Você pode voltar a fazer bicicleta ou caminhar na esteira após três semanas, contanto que mexa o mínimo possível os braços e o tórax. ( Oh, yeah! )
• Natação, ioga, tênis ou musculação para membros superiores só ficam liberados depois de dois meses. ( verdade, foi o que o médico falou, mas volto a treinar pernas junto com a esteira/bike )
• Tomar sol só após três meses da cirurgia com esparadrapo branco em cima das cicatrizes e muito filtro solar. A exposição sem proteção só é permitida depois de um ano. Isso evita cicatrizes grossas e escuras. ( Para que alguém vai se expor ao sol sem proteção? Ainda mais no peito! Alguém pretend eir a Ibiza fazer topless? Graças aos Deuses, não tenho nenhum roxo )
• O resultado final aparece entre três e seis meses. Antes disso, não considere definitivos o tamanho e a consistência dos seios, pois eles podem estar inchados."
Galerinha, terão que esperar até março para dar minha opinião sobre esta situação "final". Hihihihihi
E OS VALORES?
Gente! Valor de uma cirurgia, qualquer uma, dependerá do médico, dá tecnica aplicada, do material, do hospital, da equipe médica ( anestesista, enfermeiro ). São tantos os fatores!!!
Eu só acho que se deve fazer uma pesquisa rigorosa antes de se entregar a um procedimento cirurgico do genero porque, afinal de contas, vc vai ser apagada e estar entregue totalmente às mãos daquele que vc contratou e em quem confiou para cuidar de vc. Se o médico possui boas referências, é de confiança, utiliza materiais de qualidade, com certificação dos nossos órgãos reguladores e fiscalizadores da saúde e etc.. , vc não pode esperar que vá encontrar que tudo isso custe R$1,99, certo?
E se vc quer fazer, mas não quer investir tempo para pesquisar nem o dinheiro necessário para fazer algo com segurança, bom, então não faça. Você simplesmente não está preparado. Tudo na vida requer preparo, dedicação, organização, inclusive financeira. Com uma cirurgia, mesmo que por objetivos estéticos não seria diferente. Vc não vai deixar de almoçar uma semana ou de pagar o aluguel porque vc precisa fazer luzes no cabelo e pintar as unhas, certo? Tudo é uma questão de prioridades.
UFA!!
Quanta informação!
Espero que ajude a responder às dúvidas de alguns, mas sempre, SEMPRE consultem seu médico.
Mais uma vez espero que tenham gostado, que seja útil e sintam-se SEMPRE à vontade para perguntar o que quiser.
Responderei sempre que possível e com o carinho de sempre!!
Beijos a todos
PRÓXIMO POST: Receitas da SOPA, do Chá VERDE, Fotos do antes e do atual da cirurgia
fontes:
/http://www.karinagilio.com.br/2012/08/a-evolucao-das-proteses-de-silicone/
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120329_silicone_50_anos_jp.shtml
http://www.magraemergente.com/cirurgia-plastica/como-escolher-o-tamanho-certo-da-protese-de-silicone
Beijos!!!!
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!! |